Dia 25 de Agosto - dia do Feirante

 Os Feirantes fazem um importante papel na rede de distribuição alimentícia. Eles são os distribuidores finais dos alimentos para que estes  cheguem até as mãos dos consumidores.
A data é comemorada no dia 25 de Agosto, pois foi neste dia que se realizou a primeira feira livre no Brasil, no ano de 1914 em São paulo, mais precisamente no Largo General Osório.
O prefeito de São Paulo, Washington Luis ,  foi quem oficializou as feiras livres no Brasil, a partir do Ato 625.
Os próprios comerciantes dos produtos chegaram a idéia da feira, pois após a venda para restaurantes  e mercearias , que eram os mercados da época, eles não sabiam o que fazer com as mercadorias que sobravam.
Então começaram a se reunir e colocar a venda os produtos por preços mais baixos diretamente para a população.
As feiras livres que funcionam em vários lugares do país funcionam hoje de forma muito mais organizada do que no início.
Os feirantes precisam obter licença para funcionamento junto a prefeitura e tem que obedecer diversas normas como horários e higienização dos produtos.
No início as feiras chegram a ter a venda de alguns produtos proibidas por falta de higiene. Após uma conscientização dos feirantes eles deram muito mais atenção a esta necessidade e começaram a vender estes produtos antes impedidos.
As feiras se especializaram em produtos alimentícios, frescos.
As feiras começar a ser armadas bem cedinho, antes do incício do dia para que os consumidores possam desde cedo ter acesso as mercadorias.
Os gritos, as ofertas, o grande movimento e a concorrência lado a lado caracterizam as feiras livres.



Imagens sobre as Feiras

0 comentários:

-